Marina de Lagos

A proposta para os espaços exteriores da Marina de Lagos representou, no período da sua intervenção original, um estímulo para processos impulsionadores para outras intervenções semelhantes nesse contexto urbano. Foi um momento importante de reflexão, que envolveu um grupo de profissionais muito mais vasto do que o inicialmente previsto.

O estereótipo da paisagem algarvia (herdade do mundo anglo-saxónico) foi fortemente questionado, numa tentativa de recuperar a paisagem vernacular do Algarve como o paradigma de conforto no exterior. O projecto propunha um rompimento com essa linha de pensamento, baseando-se na aplicação de sistemas vegetais xerofíticos e assumindo a ausência de relvados regados, massas arbustivas ou pavimentos sem capacidade de carga.

O projecto foi ainda uma oportunidade para desenvolver mobiliário de exterior inovador – como o banco ‘Lagos’.

Neste contexto, certamente favorável do ponto de vista urbano, procura-se intervir de forma a que a praça persista como unidade identificável, independentemente da extremada sazonalidade do seu uso. Ou seja: a utilização prevista da praça contempla um uso de grande intensidade correspondente ao período estival em que se perspectiva a instalação de esplanadas associadas aos estabelecimentos de restauração que aí irão surgir e, complementarmente, um uso obviamente mais tranquilo coincidente com os restantes meses do ano em que as esplanadas serão desactivadas.

Esta intervenção consiste no tratamento do espaço da Praça em termos de pavimentações, plantações e mobiliário urbano, em articulação estreita com as especialidades de Redes de Águas e Electricidade e Iluminação Pública.

A intervenção baseia-se na intenção de constituir um espaço de praça urbana, beneficiando das circunstâncias topológicas emergentes da implantação dos edifícios os quais determinam uma situação contida, com uma escala potencialmente geradora de uma vivência confortável e, como ponto culminante, a abertura de vistas sobre a marina.

Project Gallery


Project Map

View Larger Map